O QUE É RELAÇÕES PÚBLICAS?

Relações Públicas é uma das atividades da área de conhecimento da Comunicação, profissão regulamentada por lei e que para seu exercício o profissional deve ter formação superior  em Relações Públicas e registro no Conselho de sua região.

Com funções administrativas, estratégicas, mediadoras e políticas (Kunsch, 2003) o profissional é responsável por planejar, implantar e gerenciar a gestão da comunicação institucional nas organizações, os relacionamentos estratégicos com os diversos públicos por meio de canais de comunicação, incluindo mídias sociais e eventos, desenvolver pesquisas e auditorias de opinião, além de relações governamentais, visando a manutenção de uma imagem positiva e garantindo a boa vontade dos públicos com relação aos seus negócios, sejam elas atividades, produtos ou serviços.

A atuação profissional concentra-se na identidade da organização e sua filosofia, tendo como foco a imagem projetada à opinião pública, participando inclusive das tomadas de decisões estratégicas para auxiliar na administração do comportamento das organizações.

As Relações Públicas criam valor para as organizações e para a sociedade, por meio de uma comunicação simétrica, garantindo voz aos públicos no processo decisório, gerando ativos intangíveis para acionistas, stakeholders e sociedade, reduzindo custos, minimizando riscos e crises, aumentando a rentabilidade e o reconhecimento.

Segundo a Resolução Normativa 43, de 24 de agosto de 2002, algumas atividades são privativas às Relações Públicas: 

  • Planejar, implantar e gerenciar as comunicações institucional, corporativa, empresarial, organizacional, estratégica, dirigida e integrada nas organizações, programas de interesse comunitário e fomento à informação para a opinião pública.
  • Lecionar as disciplinas de teoria e técnicas de Relações Públicas.
  • Esclarecer aos grupos de autoridades e opinião pública os interesses da organização.
  • Mediar os relacionamentos estratégicos com os diversos públicos por meios de canais de comunicação.
  • Desenvolver e diagnosticar pesquisas e auditorias de opinião e de imagem.
  • Intermediar as relações governamentais, visando a manutenção de uma imagem positiva. Enfatizar o reconhecimento dos negócios da organização, sejam eles atividades, produtos ou serviços, junto aos públicos de interesse.

Para simplificar o entendimento, abaixo uma lista das principais atividades profissionais do RP, de acordo com a Resolução do Conferp:

1. Planejamento Estratégico de Comunicação on e off-line – Art 3º, Inciso I, itens 1 a 4
2. Comunicação Corporativa / Institucional – Art 3º, Inciso I, itens 1 a 4
3. Auditoria e Pesquisa de opinião pública / imagem / clima organizacional e para fins institucionais – Art 3º, Inciso II, itens 1 e 2
4. Gestão de Relacionamento com os públicos da organização (stakeholders) – Art 3º, Inciso IV, itens 1, 5 e 6
5. Gerenciamento de crises na comunicação – Art 3º, Inciso IV, item 4
6. Comunicação Interna – Art 3º, Inciso IV, item 5
7. Eventos Corporativos / Institucionais para fins de construção e reputação de imagem corporativa – Art 3º, Inciso IV, item 8
8. Comunicação Pública e Cívica – Art 3º, Inciso IV, item 2
9. Relações Governamentais e lobby – Art 3º, Inciso IV, item 9
10. Media Training – – Art 3º, Inciso I, item 3
11. Cerimonial e Protocolo – Art 3º, Inciso IV, item 9
12. Professor de disciplinas específicas RP e supervisão de estágios curriculares – Art 3º, Inciso III, itens 1 e 2

É importante destacar que o que caracteriza o profissional de relações públicas são as atividades privativas exercidas na rotina de trabalho profissional, não necessariamente com a nomenclatura RP.

Infelizmente, nossa cultura de mercado comunicacional ainda não está totalmente familiarizada com a forma de denominar as funções exercidas na área da comunicação institucional, gerando dúvidas até mesmo entre os relações públicas, que nem sempre compreendem que executar atividades privativas às relações públicas está ligado ao nome do cargo.

Sempre que você tiver dúvidas em relação ao que faz o relações-públicas, pode acessar a Resolução Normativa 43, disponível no site do Conferp. Com essas informações é possível não só identificar as atividades, mas também saber se na sua empresa há um profissional qualificado e registrado para atuar nesta área.

Se você identificar qualquer irregularidade referente a atuação RP, independente do nome do cargo do profissional, faça sua denúncia ao regional da localidade.

Fonte: http://www.conrerp4.org.br/