EDSON SCHETTINI DE AGUIAR
Edson Schettini de Aguiar – 22/06/1931 – 24/08/2020

 

EDSON SCHETTINI DE AGUIAR, querido Prof. Schettini, se encantou, como dizia Guimarães Rosa. Deixa na história das Relações Públicas um vazio imenso. Dele podemos dizer que foi um homem à frente de seu tempo. Acreditava no poder de mediação das Relações Públicas no atendimento às demandas do mercado, aos desafios dos governos e no respeito, profundo respeito, à “coisa pública”, como dizia.

Registrado no Sistema Conferp pelo Conrerp da 1ª Região, com sede no Rio de Janeiro, sob o número 368, dedicou sua vida ao magistério, formando os graduados em Relações Públicas na Universidade Gama Filho e as Faculdades Hélio Alonso. Dizia sempre que a falta de sólida sustentação teórica na formação acadêmica dos futuros Profissionais de Relações Públicas era a causa do desconforto dos formandos junto ao mercado de trabalho.

De 1992 a 1994, presidiu o Conselho Federal de Profissionais de Relações Públicas. Em seu mandato, sob sua inspiração conciliadora, nasceu o Parlamento Nacional das Relações Públicas, levado a efeito nas gestões seguinte, encabeçadas pela Professora Sidneia Gomes de Freitas e pelos Profissionais Flávio Schmidt e João Alberto Ianhez.

Conselheiros do Sistema Conferp, que com ele conviveram, são concordes em afirmar que o Professor Schettini preconizava o caráter descrito nos versos de Ghiaroni: “Nunca humilhou a pobreza, nunca a riqueza o humilhou…”
Que seu espírito de luta, sua concórdia permanente e sua habitual resiliência para tentar explicar o inexplicável e absurdo mistério da vida pairem sobre os passos do Sistema Conferp.

Descanse em paz, Professor Schettini.