Criado em 2010 pelo site de tecnologia Marshable, o Dia da Mídia Social ou Social Media Day, comemorado no dia 30 de junho, nasceu para reconhecer e celebrar os impactos dessa plataforma na vida moderna, agora ainda mais fundamental em tempos de Pandemia do novo Coronavírus. Com o distanciamento social imposto pela Covid-19 em todo o mundo, manter e começar relacionamentos, instituir o home office, vender e comprar produtos, aulas online, lazer e cultura migraram para o digital da noite para o dia. 

Um amplificador potente das mídias tradicionais em meio à pandemia, as Redes Sociais em 2020 registraram elevação principalmente em conteúdos como Finanças e Saúde. Indicadores da Shareablee apontam que o engajamento nestes conteúdos aumentou 100%, somente no Instagram. 

Com as relações de consumo totalmente abaladas pelo distanciamento social, seguindo as recomendações da OMS, as marcas se viram forçadas a trazer todo o seu negócio para o ambiente digital. Em consequência, as empresas necessitam de mais planejamento e estratégia de comunicação com os seus públicos, e é neste contexto que o Profissional de Mídia Social está inserido. Por isso, o Conferp convidou duas profissionais de Relações Públicas atuantes nas Mídias Sociais para falar sobre os principais desafios e como a formação em Relações Públicas contribuiu para a atuação no mercado. O Sistema Conferp-Conrerps, parabeniza a todos os colegas atuantes nessa importante área das Relações Públicas, confira abaixo entrevista com Amanda Takassiki e Tuane Nicola. 

Quais são os principais desafios do social media nos tempos de hoje?

Amanda Mayumi Takassiki: Existem diversos desafios para o profissional de social media: atualização das plataformas, entender o público e como o algoritmo faz com que a gente refaça nossas estratégias, ter capacidade analítica e criativa para tomadas de decisão na velocidade das redes sociais. Acredito que mais do que entender como a ferramenta das redes sociais funciona, é preciso entender de comportamento das pessoas. Precisamos enxergar que as redes sociais são o meio de comunicação, precisamos entender de estratégia, das funcionalidades, mas antes vem a gente conseguir entender o comportamento do público, se ele está na mesma plataforma que a gente, o que ele consome e como consome. Na minha estratégia, pessoas vem primeiro que as ferramentas das redes sociais.

Tuane Nicola: Seja marca ou pessoa, todo mundo é produtor de conteúdo e cada um busca seu lugar ao feed. Mas por mais que o digital esteja tão em evidência, ainda mais em meio a uma pandemia onde as pessoas estão em isolamento, percebo que o profissional de social media ainda não tem o seu valor reconhecido. Se fosse “só” postar todo mundo teria muito sucesso, mas postar não é sinônimo de alcançar, de engajar e muito menos vender. É preciso estratégia, relacionamento e conteúdo de valor. E é aí que está o verdadeiro papel e também o desafio do social media hoje!

Como a formação em Relações Públicas contribuiu para atuar como social media? 

Amanda Mayumi Takassiki: Enxergo que o RP é um dos profissionais mais capacitados para exercer a profissão de social media. Como disse anteriormente, precisamos entender de pessoas e seus comportamentos, assim conseguimos criar uma conversa e um relacionamento com o público que buscamos. RP é essencialmente focado em abrir esse ambiente de conversa e compreender as necessidades das pessoas e das marcas. Vejo que o RP é o mediador dessa conversa.

Tuane Nicola:  Eu acredito que a faculdade é a base de tudo, independente da área que você for seguir. Mas meu foco, desde que comecei minha trajetória profissional, foi voltado ao digital, iniciei essa jornada lá em 2014 com meu TCC sobre RP DIGITAIS e a interação no Facebook. Falei sobre o RP ligado à área digital e o quanto eu acreditava que esse era o profissional da comunicação mais capacitado para trabalhar com gerenciamento de redes sociais.

A internet pode ser usada como veículo para desenvolver múltiplas atividades de Relações Públicas, se você trabalha com eventos, as mídias digitais vão te ajudar, se você trabalha com comunicação interna, também! E por aí vai. 

E se o nosso papel é o relacionamento, ele é a base da comunicação digital. 

Portanto, através das RP Digitais, trabalho o relacionamento em todos os pontos de contato da marca, promovo a interação e o engajamento, atuo na entrega de valor e na confiança da marca, imagem e reputação, na visibilidade, geração de leads e conversão. 

Quais formações complementares acha necessário e que te ajudou a se destacar nessa área?

Amanda Mayumi Takassiki: Eu sempre fui muito curiosa em aprender coisas novas. Estudar e me aprofundar em ferramentas de edição de imagem e vídeo tem me ajudado muito a enxergar novos formatos para as redes sociais. Indico muito que os profissionais estudem sobre design. Sempre fui uma pessoa muito visual e que busca ressignificar assuntos e até mesmo objetos. Estudar e trabalhar com design me ajudou muito a ser mais criativa e ter insights muito bons para os conteúdos que produzo para os meus clientes.

Tuane Nicola:  Acredito que todo conhecimento é bem-vindo, mas o mais mágico de tudo isso é que você não precisa comprar o curso mais caro do mercado, esperar um grande evento presencial acontecer ou ser contratado para começar. O digital muda muito rápido, por isso, o mais importante é se manter atualizado sobre as mídias, comportamentos, tendências e novidades hoje, porque amanhã tudo pode ter mudado.

Siga boas referências e fontes no Twitter, newsletters, blogs, leia livros ou faça cursos específicos de cada área que abrange o universo das mídias sociais (copy, tráfego, relações públicas, SEO, inbound, Google, design…e por aí vai!) e o principal de tudo: coloque a mão na massa. Aprender na prática, errando, acertando, conhecendo o público, entendendo as necessidades e o mercado é o que vai te dar bagagem para evoluir. Se está começando na área e não tem um emprego ou estágio formal, crie um projeto, aplique nele tudo isso que está aprendendo e divulgue para o mundo. Isso também vai te ajudar a te formar como profissional. 

Como avalia e apresenta seus resultados e que ferramentas indica para isso? 

Amanda Mayumi Takassiki: Existem diversas ferramentas que fazem parte da minha apresentação de resultados. Os dados que as próprias plataformas nos dão são ótimas para usarmos nos relatórios. Ferramenta como o MLabs e RDStation também me ajudam demais a ter visões mais claras dos resultados. No início de cada mês eu escolho indicadores importantes que eu preciso avaliar toda semana, para pensar e repensar estratégias. Sempre apresento os resultados em uma apresentação que pode ser feita até mesmo no Canva.

Tuane Nicola:  Poderia citar métricas, KPIs, dados e citar ferramentas de relatórios mas pessoas não são números e o nosso trabalho vai muito além de seguidores, cliques e conversões. É sobre atrair, engajar, é construção diária de imagem e reputação, sobre conversão: tanto de relacionamento a longo prazo, quanto de venda. Eu acredito que resultado é entrega, proatividade, resolver problemas, construir seu papel e importância naquele espaço em que você está trabalhando. É ser fiel aos seus propósitos e mostrar o seu valor. É sobre caminhada.

O que espera para o social media no futuro? 

Amanda Takaki: Eu espero muito que os social media entendam que eles têm um papel fundamental não só para marcas e empresas, mas que eles são profissionais que são os mensageiros delas. Se você trabalha para uma empresa que segue bons valores e propósitos, tenha orgulho disso e saiba que seu trabalho é expandir boas mensagens para uma quantidade imensa de pessoas. Social media é o profissional responsável por expandir ideias e valores. Espero que eles entendam a responsabilidade disso 🙂

Tuane Nicola: Seguimos buscando atrair, engajar e converter, estabelecer relacionamentos e conexões com transparência, credibilidade e resultado ❤ E se eu puder fazer um desejo nesta data ao soprar a velinha do Dia do Social Media é: mais consideração e reconhecimento (inclusive financeiro) para essa profissão cada vez mais relevante e valiosa.


Mais sobre Amanda Mayumi Takassiki – Conrerp 2ª Região nº 4231: Formada desde 2012 em Comunicação Social com habilitação em Relações Públicas pela Universidade Metodista SP e pós-graduada em Gestão Estratégia em RP pela Faculdade Batista Brasileira, atualmente sou líder de criatividade da agência ALF Negócios Criativos. Anteriormente trabalhei em três agências de diferentes ramos: agência de eventos sustentáveis, agência de marketing político e agência de palestrantes. Em todos pude trabalhar como social media. 

Em 2012, enxerguei a oportunidade em criar um ponto de encontro dos profissionais de relações públicas e comunicadores no Brasil e aumentar a visibilidade e a importância da profissão pelo país, por isso criei a fanpage Relações Públicas Brasil, a maior página no Facebook sobre o assunto até 2014. Por esse trabalho, fui uma das indicadas do Prêmio Relações Públicas do Brasil em 2013, levando o terceiro lugar. O ambiente online me trouxe diversas oportunidades de networking e negócios, por esse motivo, hoje sou uma das cofundadoras do coletivo Todo Mundo Precisa de um RP, que visa promover e acelerar o mercado de RP e da comunicação no Brasil. Nosso principal produto é a RP Week, a maior semana de RP do Brasil, sendo um circuito de palestras e workshops durante uma semana, trazendo estudantes e profissionais da área de todos os estados do país.

Mais sobre Tuane Nicola – Conrerp 4ª Região nº 3543: Cofundadora do @fantasticomundorp, co-host do @podcastgincast, Relações Públicas, especialista em Comunicação e Marketing em Mídias Digitais com 8 anos de experiência de mercado nas áreas de marketing digital e comunicação com foco em posicionamento digital, conteúdo com propósito e humanização de marcas. Atualmente trabalha com lançamentos de produtos digitais para o nicho de fotografia na empresa @rafaelferreirafotos.

 

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