Determina o texto do juramento, a cor da beca, da faixa e a da pedra
para o anel dos bacharelandos em Relações Públicas, oficializa
o animal representativo, a mascote, da Profissão e informa a
abreviatura de Relações Públicas

O Presidente do Conselho Federal de Profissionais de Relações Públicas – CONFERP, no uso das disposições contidas no art. 18, I, j, da Resolução Normativa Nº 49/03, de 22 de março de 2003, e considerando que:

– inúmeras solicitações têm chegado ao CONFERP, oriundas dos cursos de Relações Públicas das Instituições de Ensino Superior do país, no sentido de que o Conselho Federal aprove um texto único para o juramento dos bacharelandos, bem como a cor da beca, da faixa, da pedra e o animal representativo da profissão;
– o que foi aprovado na 71ª Reunião Ordinária do CONFERP, realizada no dia 21 de março de 2003,

RESOLVE:

Art. 1º – O juramento que os bacharéis em Relações Públicas prestarão no momento da colação de grau ou da solenidade de formatura realizadas pelas Instituições de Ensino Superior/IES do país, é o constante do texto aprovado na 71ª Reunião Ordinária do CONFERP.

Art. 2º – O texto a que se refere o artigo anterior é o seguinte:

Juro, diante de Deus e da sociedade, que fará uso do meu trabalho, conduzir meus esforços profissionais de acordo com os princípios éticos norteadores da atividade de Relações Públicas, com responsabilidade e respeito humano e dedicar o meu trabalho para o desenvolvimento e o bem estar do povo brasileiro e da humanidade.

Art. 3º – A pedra e a cor representativas da profissão são, respectivamente, a safira e o azul.

Parágrafo único – O tom da cor azul representativa da profissão de Relações Públicas será:

I – Para a pedra, a safira azul, oriunda do Sri Lanka, Sudoeste Asiático, Austrália e no Leste de África ou a sua equivalente no país, a turmalina azul, denominada de Safira – do – Brasil.
II – Para impressão de peças gráficas o equivalente ao Pantone REFLEX BLUE C.

Art. 4º – Os bacharéis em Relações Públicas usarão a beca da cor preta com faixa azul, no padrão apontado no inciso II do artigo anterior.

Art. 5º
– O animal representativo da profissão, a mascote RP, será o Golfinho Rotador, cujo nome científico é o de stenella longirostris.

Parágrafo único – O CONFERP tornará oficial a marca da referida mascote, com suas variações respectivas, para a sua utilização em peças gráficas e promocionais.

Art. 6º
– A justificativa para a escolha da cor, da pedra e do animal representativo da profissão, a mascote RP, é a constante do anexo único desta portaria.

Art. 7º
– A abreviatura do nome Relações Públicas é a seguinte:

I – No Brasil – RP = Relações Públicas;
II – Nos países cuja língua oficial é o espanhol – RRPP = Relacionista
III – Nos países cuja língua oficial é o inglês – PR = Public Relations

Art. 8º – Os Conselhos Regionais cuidarão de informar às IES sobre as normas contidas nesta Portaria.

Art. 9º – Esta portaria entra em vigor na data de sua remessa aos Conselheiros Federais e aos Conselhos Regionais.

Art. 10º – Revogam-se as disposições em contrário.

Brasília (DF), 22 de agosto de 2003
Flávio Schmidt
Presidente
Conrerp/2ª – 1723

ANEXO ÚNICO DE QUE TRATA O ART. 6º DA PORTARIA 63/2003

JUSTIFICATIVA DA PEDRA E DA COR REPRESENTATIVAS DA PROFISSÃO
COR: AZUL – PEDRA: SAFIRA AZUL

O Justificativa:

A safira azul é encontrada, basicamente, no Sri Lanka, Sudoeste Asiático, Austrália e no Leste de África. Em nosso país, a turmalina azul é denominada de safira-do-brasil, cujos benefícios podem ser traduzidos pela canalização de energia positiva, principalmente, em processos curativos, ajudando a dissolver bloqueios mentais e emocionais.

Como a cor azul é identificada pelo seu efeito tranqüilizador, o homem, em diferentes épocas, atribuiu à safira azul o poder de propiciar a paz espiritual, purificando a mente, além de servir como um instrumento facilitador para consultas sobre o futuro. À safira-do-brasil é concebida também, a propriedade de ativar e purificar as experiências sobre o estudo espiritual do homem, potencializando seu senso criativo.

Desse modo, tanto a pedra safira como a cor azul, passam a caracterizar a profissão de Relações Públicas, pois se entende que o Profissional dessa área, sendo um agente ativo na consolidação dos processos democráticos da sociedade e dos conceitos e imagens organizacionais, necessita desenvolver e aplicar tais atributos para atingir esses propósitos.

Animal representativo da profissão: Golfinho Rotador
stenella longirostris

Justificativa:

Segundo as informações do Projeto Golfinho Rotador, criado e mantido pelo Centro Mamíferos Aquáticos / IBAMA, o Centro Golfinho Rotador, o Parque Nacional Marinho de Fernando de Noronha / IBAMA e a Universidade de Pernambuco, o golfinho rotador é considerado, entre as sete espécies mais conhecidas, como o mais comunicativo e sociável. Ele é gregário e com um comportamento social bastante complexo, apresentando dois sistemas de comunicação: o oral e o aéreo.

O aéreo é composto por diversos padrões de atividades como: saltos e batidas com partes do corpo na superfície do mar, que produzem turbulências características quando o golfinho reentra na água. Os movimentos aéreos refletem o comportamento do grupo e estão relacionados ao ciclo diário dos golfinhos.

Já a comunicação oral, uma vez que os golfinhos não têm cordas vocais, reproduzem sons, assobios e cliques, cuja emissão pode-se dizer semelhante a uma espécie de código Morse. Existem estudos que afirmam que os golfinhos mantêm algum tipo de comunicação auditiva, cujas regras serviriam, inclusive, para organizá-los socialmente.

Como são gregários, a vida social é muito importante aos golfinhos, permitindo que eles atinjam os 80 anos, caso não sofram intervenções do homem e dos seus predadores naturais, os tubarões.

Portanto, idêntico à profissão de Relações Públicas que ainda carece de pesquisas científicas mais aprofundadas sobre a sua teoria e aplicação, a fim de garantir a sua consolidação no mercado; que estabelece diferentes formas de comunicação com os seus públicos de interesse no intuito da verdadeira interação; que apresenta um espírito gregário, pois acredita na união do grupo para intensificar os resultados comuns; o golfinho rotador foi escolhido para ser o animal símbolo da profissão de Relações Públicas no país.

Mais informações sobre esta espécie:
contatar com Projeto Golfinho Rotador
www.golfinhorotador.org.br

Coordenação: Oceanógrafo José Martins da Silva Júnior
Execução: Centro Golfinho Rotador

Fone/Fax: (81) 36191295
Fernando de Noronha / Caixa Postal 49 / CEP: 53990-000
rotador@golfinhorotador.org.br