14 de outubro de 2009
Com o objetivo de esclarecer algumas dúvidas dos profissionais de Relações Públicas credenciados para votar nas eleições do dia 15 de outubro, segue abaixo uma relação com as perguntas e respostas sobre o credenciamento, o sistema online e o procedimento eleitoral.
1) Não estou credenciado(a). Ainda posso obter uma senha para a votação?
NÃO. O credenciamento encerrou-se no dia 5 de outubro e, por razões de segurança, não é mais possível gerar uma senha a partir da senha inicial fornecida pelo CONFERP (a que foi enviada na mala-direta 1, em agosto). Os profissionais que não foram credenciados devem enviar correspondência ao seu CONRERP comunicando este fato a título de justificativa de ausência às eleições.
2) Como posso saber se estou credenciado(a)?
Entre em contato com o seu Regional. Ele possui a lista completa de votação, onde constam os profissionais que se credenciaram para acesso ao sistema.
3) Fiz o teste, solicitei nova senha, mas não recebi o e-mail automático do sistema com minha nova senha. O que posso fazer?
O e-mail automático é enviado para o endereço que o(a) registrado(a) cadastrou quando realizou seu credenciamento. Primeiro deve certificar-se de que está consultando a conta correta. Também deve verificar se sua conta não bloqueou este e-mail em anti-spam. Nem o Conselho Regional, nem o Conselho Federal possuem acesso à senha que você cadastrou. Caso necessite recupera-la, utilize esta opção diretamente no sistema de votação e você receberá automaticamente a instrução em seu e-mail cadastrado para a troca de senha.
4) Haverá possibilidade de votação manual nos CONRERP’s?
NÃO. Como foi amplamente divulgado, a votação será exclusivamente on-line. As mesas eleitorais não estão preparadas para receber votos manuais.
5) Quero votar mas não consigo acesso à página do CONFERP. O que devo fazer?
A página do CONFERP possuirá link para a votação. Entretanto, caso não consiga acesso ao site, o (a) registrado (a) pode também tentar acesso diretamente pelo endereço www.siconferp.org.br.
6) O sistema pode cair no dia 15 de outubro e paralisar as eleições?
O CONFERP contratou provedor com servidor dedicado e assistência técnica integral ao processo das eleições, garantindo, com isso, que o risco de queda do sistema seja ínfimo. Mesmo assim, há vários procedimentos de contingência, incluindo outro provedor de serviços, que garantem que, em caso de pane, providências sejam imediatamente tomadas para, em curto espaço de tempo, retomar a votação. A qualquer tempo o processo de votação nos regionais poderá ser interrompido, caso sejam detectadas tentativas de invasão, de adulteração de resultados e violação das chaves de criptografia. Caso isso ocorra, os(as) registrados(as) que tentarem acesso à votação receberão a mensagem de que o sistema está paralisado temporariamente para manutenção e que deve tentar novamente mais tarde. O presidente da mesa eleitoral será imediatamente comunicado da interrupção e do retorno pelo responsável técnico do sistema. Por isso é muito importante que o registrado(a) não deixe seu voto para os últimos momentos da eleição.
7) Estou fora do fuso horário de Brasília. Em que período devo votar?
O(a) registrado(a) deve observar atentamente o fuso horário, pois a votação seguirá o fuso horário de Brasília, das 9 às 17 horas. Após este horário a votação estará encerrada.
8 ) Quando será divulgado o resultado das eleições?
Logo após o encerramento da votação as mesas eleitorais farão o fechamento das urnas e o sistema gerará a totalização do Regional. Em seguida a totalização nacional será feita no CONFERP e estará disponível às 19 horas do dia 15 de outubro para consulta no site do CONFERP.
9) Minha senha foi testada com sucesso, mas não consigo acessar a votação. Como proceder?
O (a) registrado (a) deve observar os seguintes procedimentos:
a) Fazer novas tentativas, certificando-se de que a senha está correta e de que está digitando corretamente caracteres minúsculos e maiúsculos. Podem ser feitas quantas tentativas o(a) registrado(a) quiser.
b) Caso o sistema aceite a senha, mas informe que o sistema está paralisado para manutenção é porque está temporariamente interrompido. O (a) registrado (a) deve aguardar algum tempo e voltar a tentar.
c) Persistindo os problemas de acesso, entrar em contato com o Regional. A mesa eleitoral e os condutores eleitorais estarão disponíveis para tentar solucionar o problema.
Mas atenção! Em hipótese alguma os membros da mesa eleitoral, o condutor eleitoral ou funcionários do CONRERP poderão solicitar ao registrado (a) a sua senha.
10) Votei para o Conselho Federal, mas ao avançar para votar no REGIONAL minha conexão caiu (ou o sistema saiu do ar). Meu voto será computado?
Muita atenção: o voto só será computado se o(a) registrado(a) finalizar a votação, ou seja, após confirmar o seu voto para o REGIONAL. Se houver qualquer interrupção no processo o(a) registrado(a) poderá entrar novamente no sistema e repetir o procedimento. Não há hipótese de o voto ser computado duas vezes. Mas o(a) registrado(a) deve estar seguro de ter completado todo o procedimento, para que seu voto seja válido. Ao finalizar, receberá uma mensagem de finalização com a opção de imprimir e/ou mandar por e-mail o comprovante de votação.
11) Finalizei a votação, mas não consegui imprimir o comprovante. Como fazer?
Ao final da votação você receberá por e-mail o comprovante de seu voto, atente-se que o envio por e-mail pode ser bloqueado por anti-spam. Caso não receba seu comprovante avise por e-mail ao suporte@siconferp.org.br, para receber uma cópia posteriormente.
12) Ao finalizar meu voto aparece um código. Este código pode identificar meu voto?
DE NENHUMA MANEIRA. Este código e apenas para controle dos comprovantes e não pode ser usado para identificar o voto dado pelo(a) registrado(a). Todos os votos passam por processo de criptografia, o que garante o seu sigilo.
13) Até quando devo guardar o comprovante de votação?
Até 31 de janeiro de 2010.