Ao completar 50 anos, o Conselho Federal de Profissionais de Relações Públicas lança a nova Identidade Visual do Sistema Conferp, com o propósito de ressignificar a própria existência do Conselho, levando em consideração o contexto atual da área profissional frente aos novos desafios sociais, nos quais as atividades de relações públicas se fazem extremamente necessárias. O material foi desenvolvido pelo Núcleo de Comunicação do Conferp em parceria com o relações-públicas e publicitário Luiz Eduardo Meneghetti, integrante da diretoria da Associação Brasileira de Relações Públicas – ABRP – seccional RS/SC.

 

Conselho Federal de Profissionais de Relações Públicas
Nova Identidade Visual Conferp

 

O novo logotipo criado para o Sistema traz como principal conceito visual o diálogo. Segundo o Conselho, o diálogo seria o principal meio para fortalecimento da ética social e profissional, da transparência e da inovação. Pois, através do diálogo, se constrói relações de respeito (qualidade bastante escassa nos dias atuais) e se chega a possíveis soluções para os problemas da sociedade.

A representação gráfica apresenta quatro pequenos balões de fala, que constituem um balão de fala maior, que parece incompleto, mas que representa um diálogo aberto, onde opiniões diferentes (indicadas pelas cores azul-claro, azul-marinho, roxo e alaranjado) se encontram em perfeita harmonia na composição. A direção dos balões, ora apontando para dentro, ora para fora, indicam a necessidade de se escutar opiniões que estão além do próprio círculo de convivência. O próprio formato circular da representação gráfica indica que o diálogo e a escuta ativa geram um movimento social.

Já na escrita, as entidades Conferp e Conrerp são apresentadas em conjunto – como Sistema Conferp/Conrerps – e não mais constituem logotipos isolados, como até então. Esse, talvez, seja o ponto mais importante da configuração gráfica: o simbolismo de integração entre os Conselhos em si. Ou seja, onde um Conselho estiver, este estará representando de forma física e, agora, também visual a todo o Sistema. A intenção é aproximar cada vez mais os Conselhos entre si e reduzir as distâncias geográficas e culturais de cada região, valorizando o trabalho conjunto em prol da profissão de relações públicas.

Por fim, o selo de 50 anos adicionado à nova Identidade Visual, vem para enaltecer o Sistema Conferp/Conrerps e valorizar sua trajetória até aqui. Porque graças aos Conselhos Federal e Regionais (assim como a tantas outras entidades de grande representatividade na categoria), a profissão de relações públicas teve no Brasil um terreno fértil e propício ao desenvolvimento da profissão.